Mulheres Indígenas
Da Luta à (Re)existência
Roda de Conversa - 06 de junho | 16H (Horário Manaus)
Realização pela Plataforma Zoom
Mediadora

Cláudia Pinheiro, Licenciada em História pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora da rede pública de ensino do Estado do Amazonas, pesquisadora de Educação, Memória e Ensino de História na Amazônia, Membra do Grupo de Pesquisa Criação e Autoria: Materiais Didáticos de História (Núcleo UFSC).
Claúdia Pinheiro
E diretoras convidadas: Natali Condori Mamani (Thakhi), Juma Gitirana Tapuya Marruá (Até O Fim Do Mundo), Vanda Cariri (Fôlego Vivo) e Graciela Guarani (Parente - A Esperança do Mundo e KUNHANGUE). Saiba mais
Filmes
I.
Thakhi
Direção: Natali Mamani
Sinopse
Em Aymara Thakhi significa "caminho". É esse caminho o que a Natali faz do Brasil à Bolívia, do presente ao passado. Entre a saída de uma longa viagem à um final que dá início a outros rumos. Às vezes na essência andina, as lições mais importantes estão onde habitam as dualidades, nos desvios no decorrer do caminho. Um redescobrir sua existência ancestral.
Ficha Técnica
-
2020, 34 '56, português, filme ensaio, cor.
Vídeo retirado por questões de licenciamento
Mostras e Festivais
-
Festival Cultura Viva 2020
-
Mostra de filmes "Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas" 2021
-
10° Festival internacional do filme etnográfico do Recife.
II.
NAKUA PEWEREWEREKAE JAWABELIA / Hasta El Fin Del Mundo / Até O Fim Do Mundo
Direção: Margarita Weweli-Lukana e Juma Marruá
Sinopse
Documentário experimental, realizado inteiramente com câmera de celular, parte do projeto UNID@S CONTRA A COLONIZAÇÃO: MUITOS OLHOS, UM SÓ CORAÇÃO, tentativa ritual de sanação das dores coloniais, dessas feridas abertas que nos doem a todos, humanos e não-humanos, naturezas de Abya Yala.
Vídeo retirado por questões de licenciamento
Ficha Técnica
-
(2018, 16', Doc / Exp.) - CO/BR - SP
-
Direção: Margarita Rodriguez Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá
-
Roteiro: Margarita Rodriguez Weweli-Lukana, Juma Gitirana Tapuya Marruá e Gurcius Gwedner Fotografia: Felipe Chamarrabi, Vaneza Vargas, Margarita Rodriguez Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá
-
Montagem: Gurcius Gwedner
-
Produção: Juma Gitirana Tapuya Marruá
-
Atuação: Margarita Rodriguez Weweli-Lukana, Juma Gitirana Tapuya Marruá, Dayana Vargas, Hector Reyes e moradores do Resguardo Indígena Sikuani Guacamayas.
III.
Fôlego Vivo
Direção: Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas-Umari
Sinopse
Uma comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o Rio São Francisco (Opará).
Vídeo retirado por questões de licenciamento
Ficha Técnica
-
(2021, 25’, Doc. Exp.) - CE
-
ASSOCIAÇÃO DOS ÍNDIOS CARIRIS DO POÇO DANTAS: Ana Débora Alvelino de Souza, Ana Alvelino de Souza, Celiane Alves, Cícera Paloma, Cariri da Silva, Eliane Duarte Júlio, Emylli Jasmim, Francisca Eliane Cariri, Maria Clara, Maria Eduarda, Nilza Cariri da Silva, Raniele Cardoso, Rosa Cariri, Suelen Doroth Cavalcante Sobral, Valderi Cariri, Vanda Batista Cariri, Vânia Cariri, Vítor Cariri da Silva, Vitória Fidelis de Paulo.
-
Colaboradores: Edilson Militão, Ewe Lem, Frê Almeida, Gurcius Gewdner, Idiane Crudzá Kariri-Xocó, Joedson Nascimento, Juma Jandaíra, Luna, Nhenety Kariri-Xocó, Rodolfo Santana, Terreiro das Pretas.
IV.
Parente - A Esperança Do Mundo
Direção: Graciela Guarani
Sinopse
Em tempos nebulosos, sombrios e de muita incerteza em que vivemos, com a sombra de uma pandemia que arrasa com o planeta, PARENTE – A esperança do mundo vem no sentido de resiliência, reflexão e trazer à tona a potência da palavra resistência em toda sua magnitude refletida na força das artes originárias, linguagens, formas e pensamentos das culturas milenares originárias, subvertendo o processo de retaliação com a sabedoria e empoderamento de povos que sempre estiveram e estão para defender todas as manifestações de vida presente nesta terra-humanidade.
Ficha Técnica
-
(2021, 52’, Doc) - SP
-
Direção e roteiro: Graciela Guarani
-
Fotografia: Coletiva
-
Trilha sonora original: Gean Ramos Pankararu
-
Edição/Montagem: Alexandre Pankararu
-
Produção: Olhar de Alma Filmes
Vídeo retirado por questões de licenciamento
V.
KUNHANGUE - Universo de um novo mundo
Direção: Graciela Guarani
Sinopse
Nos tempos pandêmicos, várias reflexões são conectadas e despertas, desde o modo de refletir até a maneira como se vive e deseja. Neste sentido KUNHANGUE, vem como um instalo e acionamento de outras formas de sentir este estado, o modo transcendente das mulheres indígenas Guarani de SP, que subverte e dinamiza vários atravessamentos para o fortalecimento de suas existências como originárias. Sabedoria Milenar Guarani que acessa um universo de um novo mundo.
Ficha Técnica
-
Direção e Roteiro - Graciela Guarani;
-
Fotografia - Rosa Xarim Ge, Caio Tupã, Richard Wera Mirim, Wera Jeguaka Mirim e Karai Jeguaka Luan;
-
Som Direto - Caio Tupã, Richard Wera Mirim e Karai Jeguaka Luan;
-
Música dos créditos finais - Canto Guarani Mbya;
-
Montagem e finalização - Alexandre Pankararu;
-
Produção - Olhar da alma Filmes.