O Cineclube Patrícia Ferreira Pará Yxapy é um projeto híbrido voltado para a temática de mulheridades e identidades dissidentes de gênero. Tem em vista a formação de público, bem como fomentar a distribuição e o visionamento das produções realizadas por cineastas mulheres, mulheres indígenas e corpos dissidentes. Além de promover rodas de conversas entre realizadores e participantes. A proposta é trazer um olhar decolonial sobre questões que perpassam a vivência das mulheres e pessoas dissidentes de gênero, bem como suas interseccionalidades: raça, etnia, sexualidade, classe social, etc.
As exibições serão trabalhadas em três eixos, todos em curta-metragens: I. Mulheres do Norte: onde serão selecionados curtas-metragens dirigidos por mulheres dos estados da região norte, dando preferência para curtas do estado do Amazonas. II. Mulheres Indígenas: onde serão selecionadas produções realizadas por cineastas indígenas independentemente de seu território, e por fim, III. Pessoas LGBTQIAP+: serão selecionados filmes de mulheres lésbicas, bissexuais, trans, travestis, intersexuais e não-bináries (e outras letras da sigla) de qualquer região do país.
​
Cada eixo será realizado uma vez por semana ao longo de três semanas. Após a liberação do link para a exibição dos filmes, acontecerá uma roda de conversa com as diretoras convidadas, a fim de que dialoguem sobre seu fazer cinematográfico e sobre as temáticas que cercam as produções, sempre mediadas por uma representante de movimentos sociais e/ou educadora, com o objetivo de tornar a conversa mais acessível aos participantes. Os encontros acontecerão via plataforma de videoconferência e serão abertos ao público mediante a link de inscrição. Após isso, faremos exibições presenciais em duas zonas da cidade de Manaus.