Diretoras

Dheik Praia
Tem formação em comunicação, audiovisual e ciências sociais. Escreve, performa e poetisa a realidade. Divide residência entre Amazonas e Bahia, tendo a videotransformação e a escrevivência como palavras chaves de suas investigações.

Rayane Penha
É jornalista e realizadora audiovisual amapaense, criadora e produtora executiva da produtora Catraia, sócia representante da Associação Gira Mundo, é uma das idealizadoras e realizadora do CINE CATRAIA projeto de cine clube itinerante no arquipélago do Bailique/AP. Coordenadora de comunicação do coletivo Utopia Negra Amapaense.

Jorane Castro
É roteirista e diretora, nasceu em Belém (Brasil). Formou-se em Cinema pela Universidade de Paris 8 (França) e estudou Roteiro e Direção de Elenco, na EICTV (Cuba). Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará, desde 2009. Dirigiu 4 longas-metragens, entre eles: PARA TER ONDE IR (2016) e MESTRE CUPIJÓ E SEU RITMO (2019). Além destes, dirigiu mais de 20 filmes, entre documentários e ficções, todos ambientados na Amazônia brasileira, que tem se destacado no cenário internacional e nacional em festivais como a Quinzena dos Realizadores (Cannes, França, 2001), Director’s Forthnight MoMA (New York, EUA, 2007), Marrakech International Film Festival (Marrocos 2001), Festival de Gramado, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema Brasileiro de Paris (França 2008), entre outros. Atualmente desenvolve o documentário TERRUÁ PARÁ e prepara sua próxima ficção, A HERANÇA.

Cassandra Oliveira
É documentarista, formada pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños – EICTV-Cuba (2010-2013). Trabalha com cinema desde 2004, com oficinas de produção de vídeos no Amapá, Amazônia, Brasil. Dirigiu os documentários La Gran Aventura (25min - Cuba, 2013), Encantes - Histórias de Laranjal do Maracá (20min - Brasil, 2015), co-dirigiu o telefilme documentário “Mazagão – Porta do Mar” (Chamada PRODAV 08/2015) e a série "UBUNTU: A partilha Quilombola” (PRODAV 02/2016 - Canal Futura), realizado pela Produtora TV Norte Independente-PA.

Débora Mcdowell
É jornalista e cineasta paraense, realiza produções permeadas por debates contemporâneos de gênero e território, como no longa Transamazonia (2019), o curta Não Serei Interrompida (2019), sobre o legado de Marielle Franco, e A Mulher Sem Chão, documentário em finalização.